/
/
/
Sabão ecológico – Economia Solidária

Sabão ecológico – Economia Solidária

A Economia Solidária é um conjunto de atividades econômicas de consumo, poupança e crédito, produção, distribuição, organizados sob a forma de autogestão. Uma alternativa para geração de trabalho e renda, sobretudo às populações mais empobrecidas, a favor da inclusão social, é a partir dessa necessidade que nasceu o grupo de Mulheres do Coliseu 1, 2, o qual é formado nos princípios da Economia Solidária, são mulheres fora do mercado de trabalho e chefas de famílias.

O grupo trabalha com a iniciativa da produção de Sabão em barra, sabão líquido, amaciante e pasta de brilho, produzidos a partir do óleo de cozinha usado, aproveitando o óleo de frituras, evitando que os resíduos tenham como destino o solo, danificando e prejudicando o meio ambiente, são produções sustentáveis visando o cuidado com a Casa Comum. As mulheres viram na Economia Solidária uma forma de mudar sua vida e de suas famílias, com a venda dos produtos muitas delas conseguem comprar o pão de cada dia e manter suas necessidades básicas.

A Cáritas faz o acompanhamento do grupo por meio de oficinas de produção, formações, trocas de experiências e buscando oportunidades para o grupo. “A Economia Solidária tem transformado muitas vidas, primeiro você tem que acreditar nela, saber seu valor, a primeira coisa que ela muda é a sua visão da vida, você passa a valorizar até as pequenas coisas, passa a ver o outro com outro olhar, você começa a ver o meio ambiente diferente e refletir o que estamos fazendo com ele, é agir pensando no bem estar das pessoas, é um novo modo de pensar e viver, é colocar o ser humano no centro”.

A economia solidária é capaz de promover trabalho digno e decente, com inclusão e justiça social, geração de renda e respeito ao meio ambiente, além disso, fomenta o desenvolvimento local com autogestão, emancipação e autonomia, de acordo com o último levantamento do Sistema de Informação da Economia Solidária (Sies), realizado em 2012, no Brasil, existem 19.708 empreendimentos, estima-se que a economia solidária movimenta, por ano, R$12 bilhões.

Compartilhar:

Categorias:

UMA EXPÊRIENCIA DE COMO PODEMOS CONVIVER COM A NATUREZA, SEM EXPLORÁ-LA. O plantio de café Robusta Amazônico dos agricultores