Pesquisar
Close this search box.
/
Quem Somos

Quem Somos

Esta instituição é vinculada a Arquidiocese de Manaus

Cuidar dos mais empobrecidos eis a missão da Caritas Arquidiocesana de Manaus, cuidar dos pobres no seguimento e na ética de Jesus Cristo, ao longo de seus 62 anos de existência, a Caritas Manaus, tem sido a expressão social da Igreja de Manaus, seu caminho acompanha as mudanças sociais de seu tempo. Inicialmente a Caritas surge pela necessidade de acolher as crianças de Manaus e alfabetiza-las, “então disse Jesus: “Deixai vir até mim as crianças e não os impeçam…” (Mt, 19, 14), a Caritas passou a cuidar das escolinhas de alfabetização e reforço escolar.
O tempo passou após a segunda guerra mundial o mundo passou por uma grande fome, a Caritas passou a acolher donativos para distribuir para os pobres de Manaus e alguns Municípios do Amazonas, tive fome e me deste de comer; tive sede e me deste de beber; fui estrangeiro e vocês me acolheram” (Mt, 25, 35), foram milhares de pessoas beneficiadas em todo o Estado do Amazonas.

Na década de noventa a Caritas acompanhando a velocidade do tempo e suas novidades agora envereda pelo caminho da luta pelo direito do cidadão os projetos são feitos com, aos protagonistas dá a vara e ensina pescar é assim que inicia a organização dos catadores de resíduos sólidos do centro de Manaus, alcança a periferia foram vários grupos transformados em associações de catadores, hoje eles gestam as associações e cooperativas em Manaus e em alguns Municípios da Região Metropolitana de Manaus. Na década de dois mil atua fortemente na linha das emergências que é uma das prioridades da Caritas, a caritas convocou grades campanhas em favor dos alagados nas grandes cheias apoiou a capital e interior com alimentos não perecíveis, madeira, água potável, filtros de barro, roupas e material de higiene e limpeza, destacamos as grandes cheias de 2009 e 2012, 2021.

Atuou também nas secas severas de 2010 e 2015 estas afetaram nosso povo, sobretudo os ribeirinhos subsidiamos com os itens, supramencionados. Atuamos no apoio a defesa civil e Semasc nos grandes incêndios ocorridos em Manaus, em 18 de abril de 2012 o fogo consumiu 30 casas no bairro da matinha. No dia 28 de novembro do mesmo ano a comunidade Arthur Bernardes desapareceu consumida pelo fogo foram mais de 570 famílias desabrigadas, nessa comunidade a Caritas fazia o trabalho junto a associação em busca de melhorias para o local o papel da Caritas foi fundamental por ter feito o cadastro de todas as famílias que veio a subsidiar o estado para indenizar as famílias algumas receberam 154 apartamentos no conjunto amazonense no centro revitalização do Prosamim.

No dia 18 de dezembro de 2018 as chamas consumiram 600 casas no bairro do Educandos, a Caritas junto a Paroquia de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro socorreu as famílias abrigando-as na paroquia e na comunidade mais próxima, utilizou seu ginásio para receber donativos a Caritas com os agentes da Paroquia organizou e triou tudo que chegava, trabalhou com a defesa civil e Cemasc no cadastramento das famílias atingidas, administrou os donativos enviados para a quadra da Paroquia de São Geral e a casa Dom Jackson Damasceno na Gloria.

Ainda na emergência a partir da parceria com a Acnur atuamos em 2010 com os migrantes refugiados colombianos, em 2011 começamos um trabalho de acolhimento aos Haitianos foram milhares que chegaram em Manaus, paroquiais, Igrejas cederam seus espaços para atender o número grade que chegavam a toda hora. A caritas apoiou a Paroquia de São Geraldo subsidiando com contratação de agentes, alimento não perecível, colchão, fogão, roupas, locou residências para as famílias.

Em dezembro de 2016 começa a chegar com mais visibilidade na Rodoviária de Manaus, grupos de indígenas Waraos fugindo da crise política e econômica da Venezuela, em fevereiro de 2017 um grupo de indígenas que estavam vivendo em galpões na Quintino Bocaiuva e Almino Afonso procurou o Pároco da Catedral para pedir ajuda, padre Hudson Ribeiro informou o Arcebispo Dom Sergio Castriani das condições precárias e insalubre que se encontravam os mais 250 indígenas, o Bispo libera recurso para locação de espaço para abrigar os grupos e comprar alimentos, a caritas passa a acompanhar o grupo com a Catedral e Igreja dos Remédios em uma parceria com a UEA enfermagem, médicos voluntários articulados pelo Padre Hudson Ribeiro realizam um grande mutirão de saúde na Igreja dos Remédios, foram mais de 125 pessoas atendidas, foi diagnosticado muitas pessoas com doença de Pelhe, homens, mulheres, crianças e idosos, pessoas com tuberculose entre outras doenças.

Firmamos parceria com a Acnur em julho de 2017 para a atender agora os não indígenas que se aglomeravam na frente da Caritas eram mais de 100 venezuelanos atendidos diariamente, orientação de documentação, encaminhamentos para a polícia federal, organização de turmas de português no Cefam e juntos a parceiros descentralizando o trabalho. Em 2018 acolhemos os que chegaram da operação Acolhida do Governo Federal e Acnur, recebemos 125 venezuelanos na Paroquia Santa Catarina de Sena, 30 venezuelanos na casa Dom Jackson Damasceno no bairro da Gloria.

Migramos para o auxílio moradia para dá privacidade, autonomia e melhorar a vida familiar, foram centenas de famílias beneficiadas com a modalidade. Para os indígenas Warao locamos 5 espaços salubres, próximos a posto médico e escolas para os cinco grupos familiar acompanhados por nós, Centro avenida Tarumã antigo seminário Redentorista, Redenção, Educandos, Monte Sinai e Cidade Nova. Essa é síntese que não quer esgotar toda a riqueza do movimento realizado pela Caritas Manaus, nessa grande partilha e acolhida realizada. “Fica conosco…ele entrou para ficar com eles” (Lc 24,29).

Compartilhar:

Violação de direitos de Crianças e Adolescentes, Comunidade Indígenas, Mulheres, Violação de direito à terra e outros.