O paneiro é uma espécie de cesto elaborado por povos, comunidades tradicionais e agricultores familiares. É feito a partir de fibras vegetais de diversas espécies presentes na Floresta Amazônica. O paneiro é muito comum para transportar alimentos, com frutas, farinha e outros derivados da roça.

O Projeto Paneiro da Cáritas Arquidiocesana de Manaus, visa estruturar negócios sustentáveis para a rede de Economia Popular Solidária, assessoramento técnico, aquisição e/ou instalação de equipamentos, incubação de associações, cooperativas, empreendimentos econômicos solidários, com a estruturação dos processos de produção, comercialização e consumo.A ação prevê ainda o fomento a iniciativas de finanças solidárias e a promoção de atividades de formação em economia solidária. As ações previstas serão orientadas pelo plano de ação elaborada com a participação dos parceiros visando integrar os participantes a desenvolverem-se de forma sustentável, a partir de aproveitamento de potencialidades decorrentes dos princípios da EPS por meio da Emenda Parlamentar através do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE/Senaes), está prevista a realização de assistência técnica, realização de seminários, intercâmbios de experienciais, publicitação e feiras itinerantes.
Fortalecimento da economia solidária, assessoramento técnico, aquisição e instalação de equipamentos, incubação de associações, cooperativas, empreendimentos econômicos solidários, e estruturação dos processos de produção, comercialização e consumo. Fomento a iniciativas de finanças solidárias e a promoção de atividades de formação em economia solidária e promoção de feiras rotativas.
Garantir assessoramento técnico especializado para fortalecer e ampliar os processos produtivos e gerenciais dos grupos de EPS, cooperativas e agricultores familiar, por meio de cursos, formações e rodas de conversas;
Viabilizar a realização de seminários de socialização de informações e intercâmbios de experiências entre os grupos de EPS participantes do projeto;
Promover avanços na cadeia de valor e a inserção no mercado de EPS de forma competitiva, consolidando a rede de cooperação solidária dos grupos de economia solidária e agricultores familiar, por meio de aquisição de equipamentos e elaboração do plano de gestão participativa.
Introduzir ao longo das cadeias processos de inovação e tecnologia em gestão e governança, produção e logística, e comercialização através de feiras populares rotativas.
A metas do Projeto