/
/
LIVRO INFANTOJUVENIL “FLOR BELA”

LIVRO INFANTOJUVENIL “FLOR BELA”

A Cáritas Arquidiocesana de Manaus, por meio do Projeto Içá – Ação e Proteção, vem atuando no enfrentamento ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes na Amazônia, promovendo capacitações e produção de conhecimento com elaboração de diagnósticos e incidência política na área. Nessa linha, a entidade realizará o lançamento do livro infantojuvenil “Flor Bela”, escrito e idealizado pela advogada Meg Rocha, profissional que representa a OSC na Rede de Proteção aos direitos das crianças. O evento será neste dia 18 de fevereiro (terça-feira), às 17h, na Rua Maromba, 116, Chapada.

A obra aquarelada traz uma abordagem delicada, criativa e sensível sobre a violência sexual, ao utilizar elementos da flora amazônica para apresentar as nuances psicológicas das vítimas, o perfil da pessoa que pratica o abuso e mesmo as possibilidades de ressignificação deste trauma.

Ainda causa muito incomodo e constrangimento tratar da violência sexual contra crianças e adolescentes, apesar de certo espaço que a temática vem tendo nos diversos meios de comunicação, nas escolas, impulsionada pela Campanha Nacional “Faça Bonito!” (18 de maio) e pela vasta legislação nacional voltada aos direitos das meninas e dos meninos.

Alguns dos motivos para a resistência, negação ou mesmo a naturalização ao falar deste crime, é que a residência continua sendo o local onde mais ocorre as violações, chegando 72,2% dos casos, e 71,5% das vezes, o estupro é cometido por um familiar, conforme os dados consolidados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023. Pelo respectivo levantamento, a maioria das vítimas de estupro no Brasil é menina com idade entre 10 e 13 anos, porém, meninos também sofrem estupro e hoje representam 14% dos casos, sendo que 43,4% deles tem entre 5 e 9 anos de idade.

Numa realidade local, de acordo com as estatísticas do Demonstrativo das Ocorrências de Violência Sexual da Delegacia Especializadas em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), no ano de 2023 foram registrados 1648 casos, dos quais 1119 são de estupro de vulnerável; já em 2022, o total chegou a 1557, sendo 1070 de estupro de vulnerável.

Por isso, o principal intuito do livro “Flor Bela” é que este sirva como ferramenta nas famílias, comunidades, escolas, igrejas, clubes de leitura, para trazer luz (cores) a respeito do tema, de forma a empoderar as crianças e adolescentes, sensibilizar os adultos e a sociedade como um todo de sua responsabilidade para proporcionar uma infância e adolescência saudáveis.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar:

Categorias:

UMA EXPÊRIENCIA DE COMO PODEMOS CONVIVER COM A NATUREZA, SEM EXPLORÁ-LA. O plantio de café Robusta Amazônico dos agricultores