Com o título Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA 34 anos: Avanços e Desafios, o Seminário aconteceu nos dias 10, 11 e 12 de julho no auditório Deputado Berlamino Lins da Assembleia Legislativa do Amazonas. O evento foi promovido pelo Fórum Permanente de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Amazonas – FECTAM, Universidade Federal do Amazonas – UFAM e Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Amazonas – FEDCA-AM em parceria com Cáritas Arquidiocesana de Manaus por meio do Projeto Içá Ação e Proteção.
O evento foi dividido em duas partes, a primeira contou com a formação exclusiva para conselheiros tutelares da capital e do interior no dia 10 de julho e a segunda parte nos dias 11 e 12 de julho, reuniu especialistas, profissionais da área do direito, conselheiros tutelares, ativistas e representantes de diversas instituições sociais de diferentes municípios do estado, todos com o objetivo de discutir os avanços e desafios na implementação do ECA ao longo das últimas três décadas. Durante o evento, foram abordados temas como a proteção integral, a participação social das crianças e adolescentes e o papel do Conselho Tutelar na garantia de direitos.
O diretor vice-presidente da Cáritas, padre José Alcimar Araújo, participou da mesa de abertura e destacou a importância de promover eventos que possam agregar conhecimentos e troca de experiências, ressaltou ainda o papel fundamental que a Cáritas vem desempenhando para concretização o Eca em Manaus e no estado.
A coordenadora do Projeto Içá Ação e Proteção, Rosivane Anjos, atuou na articulação de organização do evento e também participou como mediadora em uma das mesas de discussões, destacou a importância dessa participação como oportunidade para dar visibilidade ao trabalho que a Cáritas vem desempenhando.
Ao final do seminário a organização preparou um super bolo para comemorar os 34 anos do Estatuto, mas também para celebrar as lutas vivenciadas ao longo das últimas décadas, olhando para o futuro sem perder de vista a garantia e proteção dos direitos das crianças e adolescentes.