O Prêmio Neide Castanha, concedido a projetos e iniciativas que se destacam na promoção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes no Brasil, foi entregue hoje, 14 de maio, durante sessão solene no Congresso Nacional, das 9h às 11h, no Plenário Ulisses Guimarães (Câmara dos Deputados). O Projeto Içá que atua em cinco estados brasileiros, no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes foi escolhido na Categoria Boas Práticas em Rede, como ação da Cáritas Brasileira e quem recebeu o premio pela Cáritas Brasileira foi o bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus e assessor do Projeto, Dom Hudson Ribeiro.
Acompanharam dom Hudson na sessão solene, representantes do Projeto Içá do Regional Norte 2 e Nordeste 3 da Cáritas Brasileira.
Sobre o Prêmio: O Prêmio é uma homenagem a Neide Castanha, reconhecida defensora dos direitos humanos que dedicou parte de sua vida a lutar contra a violência a que são submetidas crianças e adolescentes no Brasil. A atuação desta mulher notável fez dela uma singular referência, no Brasil e no mundo, no que diz respeito ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Participou ativamente do processo de construção do Estatuto da Criança e do Adolescente e da criação do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Sua atuação foi fundamental no processo de discussão e investigação como membro técnico da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), que investigou redes de exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. Foi fundadora e coordenadora do Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria) e Secretária Executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.