A Faculdade Católica do Amazonas, em parceria com o Projeto Içá Ação e Proteção da Cáritas Arquidiocesana de Manaus, iniciou na manhã deste sábado, 14 de setembro, o Curso de Extensão Universitária “Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes – O Atendimento Psicológico”. O curso ocorrerá aos sábados, das 8h às 12h, até a primeira semana de dezembro, e visa promover um atendimento psicológico especializado e eficaz para lidar com essa grave problemática.
Participaram da abertura do curso a professora Dra. Elisangela Maciel, coordenadora do Núcleo de Extensão da Faculdade Católica; padre José Alcimar Araújo, diretor vice-presidente da Cáritas e Rosivane Anjos, coordenadora do Projeto Içá.
O curso surge em resposta à crescente necessidade de profissionais capacitados para oferecer suporte psicológico e intervenções qualificadas a vítimas de violência sexual. O cenário atual destaca a importância de abordagens multidisciplinares e bem informadas, que podem impactar positivamente a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Com uma abordagem teórica e prática, o curso destaca aspectos essenciais, como o reconhecimento dos sinais de abuso, técnicas de acolhimento e suporte psicológico, e estratégias para a construção de um ambiente seguro e protetivo para as vítimas. Os participantes terão acesso a conteúdos atualizados e estudos de caso, promovendo uma compreensão profunda e aplicada da realidade enfrentada por essas crianças e adolescentes.
Esta é a segunda turma do curso, fruto da parceria entre a Faculdade Católica e a Cáritas, e tem como público-alvo psicólogos que atuam na rede de atendimento do Serviço de Atendimento Familiar da Arquidiocese de Manaus (SAPFAM). A primeira turma ocorreu no segundo semestre de 2023 e teve como público-alvo os agentes da rede de proteção à criança e ao adolescente do Amazonas. Participaram psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e outros profissionais das instituições que trabalham no atendimento, acompanhamento e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.













