Um grupo de 33 agricultores participaram da visita técnica nos plantios de café Robusta Amazônico dos agricultores da Associação dos Produtores Nossa Senhora do Perpetuo Socorro – Vila de Balbina, além da visita os produtores participaram de formações teóricas e práticas. A atividade foi realizada em parceria com a Embrapa de Rondônia na pessoa do Engenheiro Agrônomo João Maria – Campo Experimental de Ouro Preto do Oeste – RO, o qual é referência na cafeicultura há mais de 20 anos. Foram realizadas oficinas teóricas e práticas de implantação e condução de lavouras e oficina de Calagem e Adubação, também foram realizadas visitas técnicas nas propriedades que estão com a sua produção avançada, onde os participantes puderam praticar e tirar suas dúvidas, ocorreu ainda, a visita em um viveiro onde foi possível verificar in loco a implantação e a condução de um jardim clonal.
O principal objetivo da atividade foi contribuir significativamente com conhecimento técnico aos agricultores, não apenas no que diz respeito a produção de café, mas também na preparação do solo para o plantio de café e outras culturas. A cafeicultura é um exemplo de negócio que com o conhecimento técnico facilmente se adequa ao modelo de agricultura familiar, a iniciativa apoiada pelo Uka – Casa Comum vem dando bons frutos, atualmente os produtores já estão colhendo e vendendo o café. O café Robusta Amazônico é resultado do café conilom e robusta desenvolvido pela EMBRAPA para a Região Amazônica.
A visita aconteceu nos dias 06, 07, 08 e 09 de fevereiro de 2024, além dos produtores da Associação Nossa Senhora do Perpetuo Socorro – Vila de Balbina, os produtores da COOPTARUMÃ – Cooperativa dos Produtores do Tarumã que produzem café também participaram da visita.